Ferramenta gratuita para gravações e transmissões ao vivo faz o “corte” das várias câmeras cadastradas, inserção de créditos, gráficos e controle do áudio

Para quem faz transmissões ao vivo com aspecto profissional, o OBS Studio não é apenas uma ferramenta, mas sim uma oficina completa com tudo o que é necessário para entregar um serviço profissional.
O software, que é um Open Source, é desenvolvido por uma comunidade de programadores independentes, é gratuito e pode ser baixado diretamente no site da entidade. Qualquer um pode fazer contribuições para a melhoria do produto.
Funciona em sistemas operacionais Windows, Linux e Apple e tem plug-ins com infinitas funcionalidades que transformam um computador comum em uma impressionante máquina de produção de conteúdo audiovisual.
A instalação é fácil e o manuseio também. Há inúmeros tutoriais no YouTube que ensinam desde o basicão até funções sofisticadas que irão turbinar suas transmissões.
Uma das características mais interessantes do OBS é a simulação de webcam. Este recurso cria uma webcam simulada que pode ser usada em qualquer programa que esteja transmitindo ao vivo (YouTube, Facebook, Skype, etc).
Se o fato do software ser de graça não fosse o bastante, ele permite que você use seu telefone celular como uma segunda ou terceira câmera. Você pode usar aquele celular antigo, que você deixava em uma gaveta, para transmitir seu vídeo de vários ângulos diferentes. Há vários plug-ins que permitem isso, mas o ivCAM é um dos melhores. Na versão grátis, ele insere uma marca d’água no vídeo, mas, para quem não quer investir na versão paga, dá para conviver com isso, né!
Para baixar o (Open Broadcast Software) OBS Studio ou para encontrar plugins, explore o site oficial através deste link: https://obsproject.com/
Para baixar o IVCam, use este link: https://www.e2esoft.com/ivcam/