A NASA está trabalhando para resolver um problema com o computador de carga útil do Telescópio Espacial Hubble. O computador parou no domingo, 13 de junho, pouco depois das 16h00. EDT. Depois de analisar os dados, a equipe de operações do Hubble está investigando se um módulo de memória em degradação fez com que o computador parasse. A equipe está se preparando para mudar para um dos vários módulos de backup na quarta-feira, 16 de junho. O computador poderá funcionar por aproximadamente um dia para verificar se o problema foi resolvido. A equipe então reiniciaria todos os instrumentos científicos e retornaria o telescópio às operações científicas normais.

O objetivo do computador de carga útil é controlar e coordenar os instrumentos científicos a bordo da espaçonave. Depois que a parada ocorreu no domingo, o computador principal parou de receber um sinal de “keep-alive”, que é um aperto de mão padrão entre a carga e os computadores das espaçonaves principais para indicar que está tudo bem. O computador principal então colocou automaticamente todos os instrumentos científicos em uma configuração de modo de segurança. O pessoal do centro de controle do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, reiniciou o computador na segunda-feira, 14 de junho, mas logo teve o mesmo problema.
O computador de carga útil é um sistema NASA Standard Spacecraft Computer-1 (NSSC-1) construído na década de 1980. Faz parte do módulo de controle de instrumentos científicos e manipulação de dados, que foi substituído durante a última missão de manutenção do astronauta em 2009. O módulo tem vários níveis de redundância que podem ser ligados para servir como o sistema primário quando necessário.
Para mais informações sobre o Hubble, siga para http://www.nasa.gov/hubble