Carro Elétrico
Carro Elétrico

Avanços do SBTVD impulsionam debate sobre inovação e regulação da TV digital

SET Expo 2025

Representantes da Seja Digital, Globo, Anatel e Ministério das Comunicações discutem caminhos para a implementação do novo sistema de TV no Brasil

Os avanços do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) e o atual estágio do projeto EAD foram tema de um painel realizado nesta terça-feira (19), durante o Congresso SET Expo 2025, em São Paulo. Com mediação de Paulo Eduardo dos Reis Cardoso, Coordenador de Inovação e Sistemas de Radiodifusão da Anatel, o encontro trouxe à tona os desafios técnicos e regulatórios do setor e ofereceu uma visão promissora para o futuro da TV no país.

Gunnar Bedicks, diretor de tecnologia (CTO) da Seja Digital, apresentou os primeiros passos da TV 3.0, destacando o novo modelo baseado em aplicativos. “Já temos duas estações de transmissão instaladas com equipamentos especialmente desenvolvidos para essa nova fase. Estamos na etapa inicial de testes e, com sorte, já poderemos assistir a alguns jogos da próxima Copa usando essa tecnologia”, contou com entusiasmo.

SET Expo 2025
SET Expo 2025

Ana Eliza Faria e Silva, Gerente Sênior de Regulatório de Tecnologia da Globo, falou sobre o trabalho da Estação Piloto e a atuação do Fórum SBTVD. “A experiência com transições anteriores nos ensinou que sempre há um período de adaptação. Por isso, é fundamental validar e testar tudo o que foi planejado. O Fórum nos ajuda a transformar ideias em realidade e a facilitar esse processo. Estamos num momento desafiador, mas muito importante”, explicou.

Já Kim Mota, gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel, reforçou a relevância da TV aberta no Brasil, presente em 93,4% dos lares, e destacou o papel da colaboração para a evolução do sistema. “A TV 3.0 é fruto de um esforço conjunto, guiado por diretrizes claras e muito comprometimento com a inovação e o desenvolvimento”, afirmou.

Encerrando o painel, Roberto Colletti, coordenador de Regulamentação e Inovação do Ministério das Comunicações, compartilhou a visão do governo sobre o futuro da radiodifusão. “Nosso planejamento para a TV 3.0 está alinhado com uma estratégia de continuidade e crescimento. A TV 2.0 ainda tem vida longa, mas já estamos construindo, com responsabilidade, o caminho para essa nova fase”, concluiu.