A Great Wall Motor (GWM) inaugurou sua fábrica em Iracemápolis (SP) nesta sexta-feira (15), tornando-se a segunda grande montadora chinesa a se estabelecer no mercado automotivo brasileiro. O evento contou com a presença do presidente Lula. A GWM segue o modelo da BYD, que abriu sua unidade em Camaçari (BA) no mês anterior, iniciando a montagem de veículos no Brasil com componentes parcialmente importados.
A estratégia da GWM, apelidada de “peça por peça”, almeja alcançar 60% de conteúdo nacional nos veículos até 2026. Inicialmente, a localização envolve cerca de 60 componentes, como pintura, vedação, solda e ajustes de sistemas de auxílio ao motorista (ADAS). Marcio Alfonso, diretor de produção, indicou que, em até quatro anos, a fabricação local se estenderá a itens mais complexos, como motores e módulos.
Os primeiros modelos a serem produzidos em Iracemápolis, a partir de agosto, serão os SUVs Haval H6 e Haval H9, além da picape Poer P30.
O investimento total da GWM no Brasil é de R$ 10 bilhões ao longo de uma década. A fábrica, a terceira da GWM fora da China e ex-Mercedes-Benz, emprega 600 funcionários e planeja chegar a 1.000 até o final de 2025. Junto à unidade fabril, a GWM instalou seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento na América Latina, com 60 profissionais focados em motores híbridos flex e na adaptação de veículos às particularidades do consumidor brasileiro.
O Haval H6, pioneiro da GWM no Brasil, está disponível em cinco versões híbridas (HEV e PHEV), com as plug-in oferecendo até 113 km de autonomia elétrica. Suas dimensões são: comprimento de 4,72m (4,68m para GT), largura de 1,88m (1,94m para GT) e altura de 1,73m.
O Haval H9, um SUV de sete lugares, competirá com modelos como o Caoa Chery Tiggo 8. Equipado com um motor 2.4 Turbo Diesel (184 cv, 48,9 kgfm) e transmissão automática de nove marchas, suas dimensões são 4,95m de comprimento, 1,97m de largura e 1,93m de altura. Seus itens de série incluem faróis LED, assentos em couro climatizados, central multimídia de 14,6 polegadas, câmera 360 graus, carregador por indução e sistemas ADAS.
A picape Poer P30 compartilha o mesmo conjunto mecânico e a maioria dos itens de série do H9, mas apresenta dimensões de 5,41m de comprimento, 1,94m de largura e 1,88m de altura.
O modelo de produção com componentes pré-fabricados é uma tendência entre as montadoras chinesas no Brasil:
– **BYD:** Fábrica em Camaçari (BA), inaugurada em julho, com 150 mil veículos/ano (Dolphin Mini, King, Song Pro).
– **GAC:** Planeja fábrica em Catalão (GO) em 2026.
– **Geely:** Usará unidade da Renault em São José dos Pinhais (PR) em parceria.
– **Chery:** Unidades em Jacareí (SP), em modernização para Omoda e Jaecoo, e Anápolis (GO), produzindo Tiggo 5X, 7 e 8 (80 mil veículos/ano).