Carro Elétrico
Carro Elétrico

Nissan usa esta tecnologia interessante para melhorar a eficiência do motor

Os híbridos não dependem apenas da eletrificação para aumentar a economia de combustível. A Nissan introduziu um motor dedicado para seu sistema híbrido e-Power de terceira geração, que deve chegar aos Estados Unidos em 2026, com uma mudança de engenharia focada na eficiência que também exigiu um novo processo de fabricação.

Ele é chamado de VC-Turbo, e já é usado em vários modelos da Nissan e da Infiniti. O VC significa “compressão variável”, o que significa que o motor pode alterar sua taxa de compressão dependendo da situação de condução. Para o sistema e-Power, a Nissan aumentou a taxa de compressão de 14:1 para 15:1 para melhorar ainda mais a eficiência.

Isso é possível através de um novo processo de fabricação conhecido como “mirror bore coating” (revestimento de espelho do cilindro). Em vez de usar uma camisa de cilindro tradicional, o mirror bore coating aplica um revestimento térmico pulverizado a plasma diretamente na parede do cilindro. Isso reduz o atrito e a perda de calor, o que, por sua vez, melhora a eficiência de combustível. De acordo com a Nissan, o novo motor atinge uma eficiência térmica de 50%, um aumento significativo em relação aos 40% do motor e-Power anterior. Para referência, os motores a gasolina típicos ficam na faixa de 30-35%, enquanto os motores de Fórmula 1 podem atingir cerca de 50%.

O mirror bore coating é um processo complexo que requer usinagem extremamente precisa. As paredes do cilindro são primeiro preparadas com uma superfície áspera, então uma fina camada de liga à base de ferro é pulverizada a plasma sobre elas. Esta camada é então polida até um acabamento espelhado, daí o nome. Este processo resulta em uma superfície mais lisa, mais dura e mais resistente ao desgaste do que as camisas de cilindro tradicionais, contribuindo ainda mais para a eficiência e durabilidade.

O sistema e-Power é diferente dos híbridos tradicionais. Em vez de o motor e o motor elétrico acionarem diretamente as rodas, o motor atua exclusivamente como um gerador, produzindo eletricidade para alimentar o motor elétrico (ou carregar uma pequena bateria). Isso permite que o motor opere em sua velocidade mais eficiente por períodos prolongados, independentemente da velocidade do veículo, o que é um fator importante para sua alta economia de combustível. O motor elétrico fornece toda a propulsão, oferecendo torque instantâneo e uma experiência de condução suave e silenciosa, semelhante a um veículo elétrico puro (EV).

O sistema e-Power de terceira geração, apresentando este novo motor VC-Turbo, fará sua estreia no Japão no modelo Nissan Kicks e-Power ainda este ano. A Nissan planeja trazer o sistema e-Power para os EUA em 2026, embora os modelos específicos ainda não tenham sido anunciados. A tecnologia é vista como uma parte fundamental da estratégia de eletrificação da Nissan, oferecendo uma ponte para consumidores que ainda não estão prontos para um veículo totalmente elétrico a bateria, mas desejam os benefícios da eletrificação e alta eficiência de combustível.

Esta avançada tecnologia de motor, juntamente com a arquitetura única do e-Power, permite à Nissan entregar impressionantes números de economia de combustível sem a necessidade de um pacote de bateria grande e pesado ou as complexidades de um sistema híbrido plug-in. O foco na otimização da operação do motor, em vez de apenas complementá-lo com energia elétrica, diferencia o e-Power da Nissan. É um testemunho de como os motores de combustão interna ainda podem evoluir para desempenhar um papel crucial em um futuro automotivo mais sustentável, especialmente quando combinados com estratégias inteligentes de eletrificação.